Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Tiago Almeida

voltar

Beleza & saúde

Detalhes sobre o colunista

Data: 13/05/2010

Título: Porque desintoxicar?

O ano tem 52 semanas, e o ideal é deixar 3 semanas ( 21 dias ) para desintoxicar e dar um descanso para os intestinos, fígado, rins, pulmão e pele, que são nossos órgãos de eliminação. É justo, não? Nós tiramos todos os anos de 2 a 4 semanas de férias de nosso trabalho, também podemos dar 3 semanas de "férias" para nossos órgãos internos. A desintoxicação é a medicina do terreno. O que é isto?

Imagine que você vai plantar em um terreno baldio. Antes de plantar, retiramos o mato, as ervas daninhas e preparamos o terreno para por a semente. É isto que vamos fazer no organismo, seja para tratar a prisão de ventre ou para melhorar a saúde, o primeiro passo é fazermos uma faxina.

Imagine se em sua casa, você nunca fizer uma limpeza na caixa d'água. E passam 5, 10, 20 anos. O que vai acontecer?

O mesmo pode-se imaginar com nosso carro: se não trocarmos as peças, o óleo, e fizermos uma revisão de vez em quando, como será o desempenho dele? Agora porque com nosso organismo, depois de 10, 20, 30, 40 anos, comendo frituras, gorduras, farinha branca, álcool, doces, num ritmo de vida estressante, não fazendo exercício e num trabalho sentado por 8 horas, não fazemos uma limpeza?

É lógico que em algum momento isso vai estourar em algum problema de saúde, seja ele prisão de ventre, problemas no coração, diabetes, colesterol alto, problemas no fígado e vesícula, ou até mesmo um câncer.

Agora imaginem como algumas pessoas que ficam uma semana ou mais sem evacuar. Se colocarmos um pedaço de carne fora da geladeira e deixarmos uma semana lá, ele vai apodrecer. E o que acontece com as fezes uma semana nos intestinos? Entram num processo de disbiose putrefativa (apodrecem) e claro que elas vão intoxicar nosso intestino e o organismo como conseqüência.

Agora, mesmo que tenhamos uma predisposição genética, mas se cuidarmos de nossos hábitos e fizermos uma desintoxicação pelo menos uma vez ao ano, vamos evitar o aparecimento destas doenças.

Todas as pessoas se beneficiam da desintoxicação, e o órgão principal de eliminação do organismo é o intestino, que é nosso segundo cérebro. São poucas pessoas que conhecemos que não tenham o cólon congestionado. E não temos como ter uma saúde se o cólon não está eliminando as toxinas. Mesmo pessoas que evacuam todos os dias podem ter o cólon intoxicado, seja por estresse, medicamentos, químicos, agrotóxicos, alimentos irritantes, etc; e porque não falar no aumento da permeabilidade intestinal que acontece no intestino delgado e que está intimamente relacionada a doenças autoimunes.

Por isso que a desintoxicação é fundamental e principalmente a limpeza do cólon, que veremos no próximo capítulo. É simplesmente impossível que tenhamos uma cura e rejuvenescimento, com o cólon e o organismo intoxicado.

Outro fator importante é que ao desintoxicar fica mais fácil de manter a dieta, pois muito de nossa alimentação é como um vício. Ou seja, quanto mais intoxicado de um alimento, mais queremos. Podemos dar exemplos, o açúcar, o café ou pão. Têm pessoas que relatam que tem que comer doce ou tomar café todos os dias, se não comem tem dor de cabeça, irritação, mau-humor, cansaço, etc. A pessoa está dependente deste alimento e isto não é o ideal. Claro que às vezes podemos tomar um café ou comer um doce, mas quando "temos"que consumi-los para estar de bom humor, ou para funcionar no trabalho, já estamos num nível de dependência deste alimento. Tem pacientes que falam que não conseguem fazer dietas. Incentivamos a seguir o programa de desintoxicação e a colonterapia, que com o passar dos dias fica mais fácil.

A colonterapia é um processo que envolve uma dieta, uma reeducação alimentar e a limpeza intestinal que desintoxica através da remoção das fezes retidas no intestino grosso, acompanhado do uso de fitoterápicos, e reposição da flora intestinal com lactobacilos. Essa limpeza livra o cólon de detritos que ficam estagnados às vezes por muito tempo. O ideal é realizar de 8 a 10 sessões em dias consecutivos, para que se tenha um melhor resultado. Espera-se com este processo maior vitalidade e disposição, diminuição de retenção de líquidos e perda de peso, caso a pessoa esteja acima.

Tudo isto para dizer que uma boa dica para este período é iniciar com uma dieta balanceada, um programa de atividades físicas, limpeza intestinal para desintoxicar para manter a qualidade de vida e disposição.


Texto de Tiago Almeida e Solange Menta


Data Título
13/05/2010 Porque desintoxicar?
18/05/2009 Desintoxicação com dieta alcalinizante e limpeza intestinal
18/05/2009 Desintoxique-se por inteiro e atinja o seu bem-estar
16/09/2008 Abdômen estufado e suas causas
22/04/2007 Desintoxicação após a Páscoa
03/11/2006 11 dicas para uma digestão tranqüila
07/08/2006 Candidíase - um fungo oportunista
19/06/2006 Como diminuir a prisão de ventre em viagens
27/04/2006 Por que as mulheres têm mais prisão de ventre?
16/03/2005 A relação entre prisão de ventre e a saúde
20/12/2004 Como manter a forma depois das festas
01/11/2004 Mantenha a pele saudável com o intestino limpo
 


Sexta  19.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.