Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Tiago Almeida

voltar

Beleza & saúde

Detalhes sobre o colunista

Data: 18/05/2009

Título: Desintoxicação com dieta alcalinizante e limpeza intestinal

Normalmente temos o hábito de limpar nossa casa, local de trabalho e nosso carro.

Podemos sentir um bem-estar e a diferença no dia que fazemos estas faxinas. Assim como nossa moradia e nosso carro, o nosso organismo também precisa de uma faxina de vez em quando para manter nosso metabolismo e os órgãos internos funcionando em perfeitas condições. A esta faxina, chamamos de desintoxicação. Recomendamos a nossos pacientes que deixem de 2 a 3 semanas por ano para fazerem uma desintoxicação, assim prevenindo futuros problemas de saúde. Esta desintoxicação poderá ser feita com uma dieta alcalinizante e limpeza intestinal.

O equilíbrio do pH (relação entre acidez e alcalinidade) é um dos fatores que determina o bom funcionamento do organismo humano. Dependendo da dieta da pessoa, porém, seu corpo pode tornar-se um ambiente extremamente ácido, o que a deixa mais predisposta às doenças e debilita certas funções do organismo.

A preocupação da medicina preventiva com o equilíbrio do pH surgiu a partir do trabalho do médico americano William Howard Hay. Em 1993, ele surpreendeu os meios acadêmicos com o livro A New Health Era (A nova era da saúde), no qual afirma que toda doença é causada pela auto-intoxicação decorrente do acúmulo de ácidos no organismo. Segundo o Dr. Hay, a saúde é resultado da proporção em que permitimos que substâncias alcalinas do nosso corpo sejam dissipadas pela introdução de alimentos que formam ácidos no organismo. "Pode parecer estranho dizer que toda doença é a mesma coisa, sem considerar suas miríades de formas de expressão, mas é isso mesmo", afirma.

Seguindo a trilha aberta pelo Dr. Hay, outro médico norte-americano, o Dr. Theodore A. Baroody, publicou o livro AlkalizeDie (Alcalinize ou morra), no qual reafirma a teoria de seu colega. "Os incontáveis nomes de doenças realmente não importam. O que realmente importa é que elas todas vêm da mesma causa-raiz: excesso de resíduos ácidos no organismo", diz.

O corpo humano só é capaz de assimilar apropriadamente os minerais e nutrientes dos alimentos quando o pH é bem balanceado. Se o organismo tem excesso de ácidos, ele é obrigado a buscar os componentes de que necessita (como cálcio, sódio, potássio e magnésio) nos depósitos de órgãos e ossos para neutralizar os ácidos. Essa estratégia de compensação do corpo resolve o problema de acidez, mas deixa debilitados os órgãos - o que, a longo prazo, causa o aparecimento de doenças.

A dieta do homem moderno é altamente acidificante. Alimentos industrializados, adoçantes, sal, refrigerantes e bebidas alcoólicas, açúcar refinado, café, queijos, farinhas brancas e carnes são alguns dos vilões que afetam o equilíbrio do pH; devem ser consumidos com moderação e compensados com a ingestão de alimentos alcalinizantes como mamão papaia, manga, suco de limão, azeite de oliva, lentilhas e água mineral.

Agora o ideal é associar várias técnicas ao mesmo tempo para um melhor resultado.

Se pudermos associar uma dieta alcalinizante e lavagem intestinal (colonterapia) vamos acelerar este processo.

A Colonterapia é um tratamento de limpeza intestinal que desintoxica através da remoção das fezes retidas no intestino grosso, acompanhado de uma dieta alcalinizante, uso de fitoterápicos, e reposição da flora intestinal com lactobacilos. Muitos pacientes relatam que ao fazerem a colonterapia diminui a vontade de comer doce e carboidrato, assim contribuindo para a reeducação alimentar. Possivelmente isto aconteça, pois quanto mais intoxicados estamos, mais queremos consumir estes alimentos danosos, assim a comida funciona como um vício.

Sendo assim, é uma boa maneira de prevenir doenças e sentir mais leveza e qualidade de vida é desintoxicando nosso organismo. Procure um médico, faça um programa de desintoxicação pelo menos 1 x ao ano.

Data Título
13/05/2010 Porque desintoxicar?
18/05/2009 Desintoxicação com dieta alcalinizante e limpeza intestinal
18/05/2009 Desintoxique-se por inteiro e atinja o seu bem-estar
16/09/2008 Abdômen estufado e suas causas
22/04/2007 Desintoxicação após a Páscoa
03/11/2006 11 dicas para uma digestão tranqüila
07/08/2006 Candidíase - um fungo oportunista
19/06/2006 Como diminuir a prisão de ventre em viagens
27/04/2006 Por que as mulheres têm mais prisão de ventre?
16/03/2005 A relação entre prisão de ventre e a saúde
20/12/2004 Como manter a forma depois das festas
01/11/2004 Mantenha a pele saudável com o intestino limpo
 


Sexta  26.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.