Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Natascha Aguiar

voltar

Baladas e +

Detalhes sobre o colunista

Data: 26/07/2006

Título: Coaching - conduzindo ao sucesso que você merece

Coaching? Você sabe o que ele faz? Conheci o super coaching Andre Dametto e estou fazendo este trabalho com ele. Logo mais conto o resultado para vocês! Vamos acompanhando comigo....aí vai uma entrevista para vocês conhecerem um pouco mais desse trabalho, que está vindo com tudo!



A inteligência do ser humano criou ciências para os mais diversificados campos do conhecimento. É muito bom contar com o suporte de um bom cabeleireiro quando precisamos de um corte de cabelo, de um arquiteto quando um ambiente precisa de mais beleza e conforto, ou de um professor de inglês quando temos uma necessidade de desenvolvimento nesta língua. Entretanto, em muitos momentos nos questionamos qual é a nossa estratégia primordial, e a nossa prioridade: ir ao cirurgião plástico, contratar um arquiteto para nosso apartamento ou reciclar aquele inglês que aprendemos há alguns anos. E agora, quem poderá nos ajudar? A verdadeira resposta está dentro de nós, entretanto muitos gostariam de poder contar com um profissional especializado que nos auxiliasse a definir objetivos, prioridades e agir em busca da conquista de nosso sonho grande. E este profissional existe: o Coach.

Chamamos de Coachee o cliente que participa do processo de Coaching. Para que o processo de Coaching tenha resultados efetivos, é fundamental que o Coachee seja responsável pelo seu próprio sucesso. Isto exige que sua vontade de mudar seja séria e verdadeira, esteja preparado para dar e receber feedback, e disposto para experimentar diferentes formas de aprendizado. Para tal desafio é primordial investigar, criticar e mudar pensamentos, sentimentos e ações que não estão sendo úteis. O ser humano tem total liberdade de mudar suas crenças à medida que são úteis ou não em cada contexto de vida em que está inserido.

Você pode estar se perguntando: qual a diferença entre o Coaching e uma terapia psicológica convencional? O aconselhamento e a terapia são focados nos problemas de uma pessoa. O paciente procura a terapia ou o aconselhamento mais porque quer se livrar da dor ou desconforto que sentem, do que para atingir objetivos desejados. A terapia e o aconselhamento focam em entender o passado e o que deu errado na vida do paciente para melhorá-la no presente. O Coaching concentra-se no presente e no futuro. Benjamin Schianberg afirmava que "O segredo não é descobrir o que as pessoas escondem, e sim entender o que elas mostram". Um coach pode trabalhar com um cliente que tem uma vida ótima, mas que quer um coaching para torná-la ainda melhor. É um direito do ser humano querer se aprimorar sempre.

O coaching também não é um treinamento ou consultoria. O treinamento e a consultoria envolvem a transferência de habilidade e conhecimentos técnicos e gerenciais ao cliente. O professor ou consultor são especialistas no assunto. No coaching isso não acontece porque o coach não é um especialista na profissão do cliente. A consultoria é focada no sistema de negócios como um todo, havendo ganhos indiretos para as pessoas. O coaching é focado nas pessoas, havendo ganhos indiretos para a empresa. Os fatores críticos de sucesso na geração de resultados de uma organização são a Liderança, o Conhecimento Técnico e o Conhecimento Gerencial.

O Coaching não dá as respostas, mas faz as perguntas certas. O coaching explora o presente e ajuda a planejar o futuro do cliente, o cliente aprende num processo maiêutico, mas o coach não ensina diretamente. As vantagens de o cliente buscar por si mesmo as respostas em vez de receber dicas, como no aconselhamento, é que aquelas respostas são suas, então existe muito mais comprometimento para colocar as idéias em prática. As pessoas precisam mais ser lembradas do que ensinadas. Todos nós já sabemos muito mais do que imaginamos. O Coaching não cria dependência, pois o propósito maior deste tipo de trabalho é que o cliente seja autônomo e alcance o que quer, sendo o único responsável pelos resultados advindos. O Coaching trabalha para tornar o cliente mais autoconfiante, e não menos. Um coach não faz terapia, e vai recomendar outro profissional qualificado se este procedimento se tornar necessário.

A operacionalização do Coaching é decidida entre o Coach e o cliente, decidindo juntamente o número de sessões, o local onde elas serão feitas (presencialmente, por telefone, software de bate-papo, correio eletrônico, dentre outros) e a duração (recomendado de três a seis meses). Cada coach sugerirá um contrato de trabalho diferente, de acordo com o propósito do cliente. O investimento no trabalho de Coaching varia muito de país para país, e também depende da especialidade e experiência do coach, por isso, a negociação ocorre de acordo com o trabalho que o cliente quer contratar. Para contratar um coach recomenda-se buscar no mercado indicação de profissional de renome, através de network ou entrando na base de dados da Comunidade Internacional de Coaching, que indicará um coach na região onde você mora.

Em essência, o trabalho de Coaching faz com que identifiquemos o nosso sonho grande, e quanto maior o mesmo, menor ficam os obstáculos com os quais nos defrontamos. Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno. E você, está disposto a encarar a sua vida de frente e fazer dela uma experiência útil de evolução?

Sucesso e saúde, hoje e sempre.

Data Título
06/06/2007 As personal stylists Titta Aguiar e Camila Espinheira fazem sucesso em Salvador
22/03/2007 Festa ao som dos melhores DJs do mundo!
09/02/2007 Agito no interior paulista
12/01/2007 O agito do litoral paulista
27/11/2006 A mais badalada casa de música eletrônica do mundo chega ao Brasil
01/10/2006 Muitos famosos na Semana de Estilo
05/09/2006 O novo point nos Jardins
03/09/2006 A Disco ao som da banda do Pânico na TV
18/08/2006 Acessórios: a chave da moda
03/08/2006 Campos do Jordão: frio, glamour e muita badalação
26/07/2006 Coaching - conduzindo ao sucesso que você merece
19/07/2006 SPFW: badalação não apenas nas passarelas
08/03/2006 Carnaval 2006 no camarote da Brahma
09/02/2006 BBBs fazem sucesso na noite paulistana
20/01/2006 O agito do SPFW
11/01/2006 Energia positiva e muita badalação nos ensaios de verão em Salvador
 


Sexta  19.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.