Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Daniela Kyrillos

voltar

Beleza & saúde

Detalhes sobre o colunista

Data: 27/05/2004

Título: A pele negra

Essa terminologia foi criada para caracterizar peles que apresentam grande produção de melanina, independente da influência da radiação solar. É a pele dos negros e mulatos. As peles étnicas possuem características específicas. Conheça algumas delas.

Antes de qualquer coisa, é fundamental conhecermos as características básicas da pele negra para que assim possamos cuidar do rosto de uma forma adequada, mantendo a pele saudável e bonita, pois o rosto é o cartão de visita de qualquer modelo.

CARACTERÍSTICAS DAS PELES NEGRAS E MUITO MORENAS

A pele negra é mais espessa e, portanto, muito mais resistente e elástica do que a pele branca, uma vez que possui maior quantidade de melanina (proteína presente na 1ª camada da pele e que dá cor a ela), em coloração que varia do castanho escuro ao negro. Essa camada funciona como um verdadeiro "tapete epidérmico" que bloqueia a radiação solar, fazendo com que a pele demore mais para envelhecer.

Mais melanina

As peles branca e negra não têm diferenças estruturais, mas de funcionamento. A pele negra tem uma grande capacidade de produzir pigmentos. Com mais melanina (filtro solar natural), a pele negra também fica sujeita a uma incidência maior de manchas. Por esse motivo, é importantíssimo não mexer em cravos e espinhas. Isso deixa marcas escuras que são difíceis de serem clareadas.

Mais glândulas sudoríporas

São a causa de suor abundante e odor mais concentrado.

Sujeita ao melasma

Trata-se de mancha que aparece, geralmente no rosto, em conseqüência do uso de pílulas anticoncepcionais e radiação solar.

Mais oleosa

Por ser mais oleosa do que a pele branca, a pele negra é propensa à foliculite (pele inflamada com pelo encravado). O fato dos pelos serem encaracolados facilita o processo de pelos encravados e aparecimento de acne.

HIGIENE, CUIDADOS E PRODUTOS

A pele negra deve passar por dois processos diários de limpeza, com produtos não oleosos e pouco irritantes. Apesar de normalmente mais oleosa, esse tipo de pele pode também se apresentar como normal e seca. É importante determinar a característica de cada pele e mantê-la sempre limpa.

Resistente, a pele negra reage com maior intensidade aos traumas, produzindo mais pigmentação (manchas). Daí a importância de evitar depilações (pelos encravados) ou raspar os pelos que irritem a pele. Para evitar eventuais manchas, o processo de depilação não pode ser feito de forma traumática.

Para manter a pele saudável, é muito importante evitar banhos muito longos e quentes, usar loção hidratante em seguida e, curiosamente, não exagerar no uso do sabonete.

Áreas esbranquiçadas

A pele negra tende a adquirir uma cor esbranquiçada durante o processo de renovação celular, uma descamação natural que ocorre a cada duas ou três semanas. Em pessoas de pele clara, esse ciclo também acontece sem produzir efeitos tão visíveis. Na pele escura, as células novas formam áreas esbranquiçadas, que se destacam sobre o tom natural. Por esse motivo, previna o aparecimento de placas esbranquiçadas nas bochechas com hidratação adequada à sua pele. Os sabonetes comuns são mais abrasivos, então é importante que se use apenas sabonete líquidos ou à base de glicerina.

Cuidado com os ácidos. Consulte um dermatologista antes de usá-los.

O filtro solar

Evite o aparecimento de pequenas lesões pretas (dermatose papulosa nigra), controlando a exposição da pele ao sol. Muitas vezes, porém, o problema pode ser genético e deve ser tratado por um dermatologista.

A pele negra, na verdade, esnoba (no bom sentido) uma extraordinária capacidade de formação de pigmentos. Isso a protege mais dos malefícios do sol, o que é ótimo. Por outro lado, é importante ressaltar que ela também precisa de cuidados especiais para garantir sua capacidade de proteção (preservar a hidratação), a sua aparência e sensibilidade. O uso do filtro solar é indispensável para peles negras.

Substâncias e procedimentos proibidos para peles negras e morenas escuras
· substâncias gordurosas
· ácidos como os AHAS e o retinóico em concentrações inadequadas (muito altas)
· veículos impróprios (contendo álcool)
· peelings físicos e alguns químicos
· laser
· qualquer tipo de procedimento traumático, sem avaliar o tipo de cicatrização do paciente.

Corpo

Quando falamos de corpo, as estrias também são grandes inimigas da pele negra que, por ter uma trama mais fechada, rompe com mais facilidade. É preciso evitar a todo o custo engordar e emagrecer rapidamente e na gravidez deve-se redobrar a atenção. Mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, pois geralmente têm mais tonicidade e massa muscular.

---------------------------------------------------------------

A Dani Kyrillos estética oferece limpeza de pele feita com produtos especiais para peles negras, que visam uma maior hidratação da pele. A máscara finalizadora deixa a pele com uma coloração uniforme. A base de argila branca da Amazônia uniformiza a cor da face, deixando a pele iluminada.

Os modelos da agência HDA freqüentam a clínica semanalmente, visando estarem sempre com a pele bonita e bem cuidada. Helder Araújo, dono da agencia especializada em negros, faz questão de conscientizar seus modelos da importância dos cuidados diários com a pele do rosto e do corpo.






Data Título
24/04/2007 Esteticista e personal trainer: um casamento perfeito
24/11/2005 Depilação para homens
17/07/2005 Aprenda a cuidar do seu rosto no inverno
17/07/2005 Aprenda como não engordar no inverno
09/04/2005 Cuidados com a pele para o dia-a-dia
06/10/2004 Os tratamentos estéticos que modelos mais procuram
27/05/2004 A maquiagem e a sua pele
27/05/2004 A pele negra
08/06/2003 A importância da massagem corporal
19/03/2003 A estética facial para modelos é fundamental
 


Sexta  26.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.