Blogspot Siga-me no Twitter FanPage no Facebook

Colunistas  Margareth Libardi

voltar

Mercado de trabalho

Detalhes sobre o colunista

Data: 20/07/2015

Título: Faça um book maravilhoso e tenha uma carreira bem-sucedida

Uma das maiores preocupações que modelos, atores e aspirantes à carreira precisam ter é a realização do book, o material que " vende " estes profissionais.

Aliás, quase todo mundo pensa que o primeiro passo para entrar nessa área é fazer um book. Mas nem sempre este é o caminho mais adequado. Tudo vai depender do seu perfil profissional (ator, modelo fashion, modelo comercial, modelo infantil, ator infantil, modelo de evento, etc.) e do tipo de agência que deverá procurar.

De nada adianta fazer um book maravilhoso com um fotógrafo de modelos bem famoso se o seu caminho é o de ator, pois a linguagem é bem diferente entre esses materiais. E de nada adianta fazer um book com um fotógrafo muito bom que não seja aceito pela agência que pretende procurar. Algumas agências só cadastram/agenciam a pessoa que já tiver material pronto e de acordo com o perfil desta empresa. Outras agências preferem entrevistar pessoas que ainda não possuem book e querem orientá-las quanto a isso.

É muito comum um aspirante à carreira fazer as fotos sem antes ter informação mais profunda e perceber depois que tudo está dando errado. Azar? Não. É falta de informação mesmo. Tive uma cliente que é atriz e fez um lindo material. Ao procurar as agências de atores, recebeu um não atrás do outro e não entendia o motivo até que um dia passou pela minha consultoria. Suas fotos estavam com perfil de modelo. Resultado: ela teve que fazer novas fotos.

Outro problema muito corriqueiro é fazer book com fotógrafos que não estão antenados, não sabem o que funciona no mercado de trabalho e fazem um material "brega". Quem não tem informação acaba fazendo as fotos, pensando que já vai se tornar modelo. A família geralmente acha tudo uma graça, mas os profissionais rejeitam. E aí vem a decepção.

Ainda há uma situação pior. Existem as chamadas " fábricas de book", estúdios fotográficos disfarçados de agências. Eles normalmente vão dizer que suas fotos não servem, que é necessário fazer novas fotos, e com um fotógrafo indicado por eles. Muitas vezes, esse fotógrafo trabalha o tempo inteiro dentro da tal agência. As "fábricas de book" faturam muito dinheiro dessa forma e iludem seus agenciados, que em geral nunca trabalham. E o pior é que essas fotos normalmente não servem para as boas agências.

Para evitar esses problemas, há várias soluções. Na minha consultoria, eu analiso a situação de cada pessoa e oriento para o melhor fotógrafo ou digo quando não é necessário fazer as fotos antes de ir na agência. No meu livro (Profissão Modelo - em busca da fama), há um capítulo exclusivo sobre este assunto. E ao contratar um fotógrafo da equipe do Assunto de Modelo a pessoa recebe uma orientação sobre esse tema.

Enfim, antes de fazer um book lembre-se que este tem que ser muito bom, adequado ao seu perfil e ao perfil da agência procurada.

Data Título
29/09/2015 Meio artístico - mercado mutante
23/09/2015 A polêmica do book rosa veio à tona com a novela global. E isso é real?
20/08/2015 Marketing para modelos
20/07/2015 Faça um book maravilhoso e tenha uma carreira bem-sucedida
19/09/2011 Aproveite as suas experiências
29/12/2010 Figuração queima o filme?
13/05/2010 Como é feita a inscrição para as oficinas da Globo
02/07/2007 Top models também têm celulite
18/08/2006 Ex-garotas de programa investem em literatura
 


Sexta  19.04.24
esqueci a senha
cadastre-se
associe-se
 


Termo de compromisso    |    Política de privacidade    |    Parcerias    |    Publicidade
Seja um colaborador

Copyright © 2002 Libardi Comunicação. Todos os direitos reservados.